Santiago, a maior ilha de Cabo verde, pertence ao grupo do Sotavento. Estende-se por cerca de 75 km de comprimento, no sentido norte-sul e cerca de 35 km de largura, no sentido leste-oeste. Dista cerca de 50 km em linha reta da ilha do Fogo, a oeste, e 25 km da ilha de Maio, a leste. Administrativamente, está dividida em 6 concelhos. A cidade da Praia é ao mesmo tempo a capital do país e sua cidade mais populosa. A ilha de Santiago e a Praia tiveram extraordinário desenvolvimento desde a independência em 1975, tendo a população duplicado desde aquele ano. Uma das povoações mais antigas é São Domingos, em vale do mesmo nome, no interior da ilha.
A ilha dispõe do recentemente expandido (novembro de 2005) Aeroporto Internacional da praia, com pista de 2.100 m de comprimento por 45 m de largura, altitude de 70 m MSL (Mean Sea Level, nível médio do oceano), código internacional "RAI". Situado a apenas 3 km do centro da cidade, o aeroporto recebe vôos internacionais procedentes da Europa (Lisboa, Paris, Amsterdam, Munique), da América do Sul (Fortaleza, Brasil), da América do Norte (Boston) e do continente africano, além dos vôos domésticos.
Ribeira Grande de Santiago antes Cidade Velha, a 15 km a oeste da Praia, na costa, foi a primeira capital de Cabo Verde.
Cerca de 50 km a norte da Praia localiza-se a cidade de Assomada com o seu concorrido mercado e o Museu da Tabanka. A norte da ilha, a cerca de 75 km da Praia, está a vila do Tarrafal, praia de areias claras e palmeiras, com alguma estrutura turística. Nesse mesmo concelho está o antigo Campo Tarrafal criado pelo Governo português do Estado Novo.A variante do criolo cabo-verdiano falada em Santiago recebe o nome popular de badiu, termo também utilizado para designar o natural dessa ilha.
Tarrafal, campo de concentração na ilha de Santiago... em Cabo Verde!
"O campo de concentração do Tarrafal, situado na ilha de Santiago, em Cabo Verde, foi criado a 23 de Abril de 1936 pelo governo de Oliveira Salazar, tendo recebido os primeiros presos no dia 29 de Outubro do mesmo ano.
Santiago é a ilha com mais oferta em Cabo Verde.
O turismo é uma indústria relativamente recente, dado que o aeroporto internacional foi aberto ao tráfego aéreo apenas em 2005. a ilha de Santiago é a maior e a mais habitada ilha do arquipélago. É também aqui que se pode encontrar mais diversidade, as melhores infra-estruturas, comodidades e as melhores atracções históricas e culturais.
A Cidade da Praia, capital administrativa de Cabo Verde, é onde habita metade da população do país e é a capital da ilha, com uma vida e cultura próprias.
A sua variedade paisagística, com montanhas e áreas tropicais verdes em harmonia com a costa, a proximidade da capital conjuntamente com as suas infra-estruturas económicas, dá a Santiago uma singularidade única em termos da variedade e qualidade.
A aposta no turismo de qualidade reflecte-se nos projectos actuais e projectados. Hotéis, resorts, casinos, campos de golfe e estruturas desportivas são o reflexo desta politica.
Convento de São Francisco, edifício do século XVII, várias vezes saqueado pelos corsários, encontra-se parcialmente restaurado.
Cidade Velha, 5 Outubro – É inaugurada esta tarde, às 17 horas, no Convento de S. Francisco, Cidade Velha, a exposição “Sonhos Brancos”, de Eliane Velozo. Nome importante das artes fotográficas brasileiras, Eliane Velozo, natural de Pernambuco, estudou fotografia nos Estados Unidos (Chicago), onde se formou. Os seus trabalhos já foram vistos no Brasil, Portugal, Estados Unidos e Togo.
Portao de nos ilha
Asomada
Prainha
. Cidade velha - Ribeira Grande - Património mundial
Forte de São Filipe.
Sobranceiro ao mar e à antiga cidade de Ribeira Grande, lá em baixo. Capital da primeira colónia portuguesa, estabelecida por António Noli e Diogo Gomes, que chegaram a Santiago, em 1460.
Pelourinho.
Em mármore. Restaurado. Era o centro da antiga cidade. Ainda hoje o é, mas para a compra de artesanato e com um restaurante, onde almoçámos atum e espetadas de lulas, em frente da baía.