São Vicente (em crioulo: Sanvicente ou Soncente) é a segunda ilha mais populosa de Cabo Verde, localizada no grupo do Barlavento, a noroeste do arquipélago. O canal de São Vicente separa-a da vizinha ilha de Santo Antão. O Aeroporto de São Pedro localiza-se a sul da cidade do Mindelo, o principal centro urbano da ilha e segunda maior cidade do país, onde se concentra grande parte da população da ilha que no seu todo conta com 74.136 habitantes[1]Mindelo é frequentemente considerada informalmente a capital cultural de Cabo Verde. [2]
A ilha, de aspecto seco e árido, tem na pesca, no turismo e na exploração do seu movimentado porto de mar ― o Porto Grande ― as suas principais fontes de receita.
São Vicente tem muitos pratos típicos, muitos deles tendo o marisco por base. Para além da célebre "cachupa", pontificam o "arroz de cabidela de marisco à Dadal" e o "guisado de percebes".
São Vicente é também conhecida pelo Festival de Música da Baía das Gatas ― realizado no primeiro fim-de-semana de lua cheia do mês de Agosto ― e por ser a terra natal da célebre cantora Cesária Évora.
Cidade de Mindelo
A ilha de Cesária Évora é bem afamada como Capital Cultural de Cabo Verde. Em 2002/2003 foi eleita Capital Lusófona de Cultura.
Certamente, para o turista, aqui é o lugar para passar grandes noites cabo-verdianas nos restaurantes de música e para procurar belas obras de artesanato local.
Alpinismo em São Vicente São Vicente não é o lugar mais conhecido para caminhadas por ser percebido como ilha exclusivamente "urbana". É verdade que nem os Mindelenses conhecem os lindos caminhos que travessão o deserto, as praias, as montanhas para chegar aos topes, às pequenas oásis e aos vales verdes escondidos.