Fogo - a ilha do vulcão
Fogo é uma ilha vulcânica caracterizada pela selvagem paisagem de lua, vinha da corrente basalto e magma que se abaixa acima de escarpas no mar. De um lado encontram-se praias escuras de lava e grutas, do outro lado no nordeste encontra-se vegetação tropical com pastagem, videiras, bananeiras e plantações de café.
A 1.500 m situa-se a povoada Caldeira, na qual surgiu um novo cone de vulcão. O pico de Fogo com sua altura de 2.829 m é uma reserva ecológica com um parque natural.
Parece dividir seu cume com as nuvens. A última erupção ocorreu há muito tempo em 1995 o pico pequeno que fica ao lado do Pico entrou em actividades e enterrou com uma corrente de lava 50 hectares do pais. Os cerca de 700 habitantes, que vivem em Chã das Caldeiras foram evacuados. Depois de alguns meses os habitantes regressaram à suas aldeias.
A maioria dos habitantes mora na cidade de São Filipe. 35.000 pessoas que vivem preponderantemente da pesca e da agricultura. A cidade é passa a cidade mais bonita de Cabo Verde. As construções coloniais, os sobrados e os longos quilómetros de praia escuras de lava, Fonte Bila dão a cidade um ambiente especial.
Ao lado há muitas pequenas aldeias e a vila dos Mosteiros. Uma estrada pequena faz a volta do cone do vulcão (50km). Fogo tem a superfície de 467 km² e é quase circular e é a ilha mais quente do Arquipélago de Cabo Verde. O Highlight da visita é a subida pelo vulcão Pico mas a ilha do Fogo tem mais coisas ainda para oferecer-lhes
A ilha é vulcânica e é a mais saliente do grupo, devido à altitude do vulcão Pico do Fogo. O vulcão tem estado historicamente activo e sua última erupção foi em 1995. Sua característica mais espectacular é uma cratera com 9 km de largura, com uma bordeira de 1 km de altura. A cratera tem uma fenda em sua parede oriental, e um grande pico eleva-se em seu centro. O cone central Pico constitui o ponto mais elevado da ilha (2 829 m) e seu cume é cerca de 100 m mais alto do que a bordeira da cratera que o circunda. Lava do vulcão tem alcançado a costa oriental da ilha em tempos histórica.
Naturalidade da ilha do fogo
As Bandeiras e Cavalhadas são mais vincadas na Ilha do Fogo. Estas são associadas às festas dos santos e, em certa medida, aos círculos agrícolas.